Fogueira, balões, lembranças

Hoje almocei com o amigo Eduardo Lamas da “Mais e Melhores Produções Artísticas” (www.maisemelhores.com.br) no sempre agradabilíssimo bistrô do “Arlequim”, no Paço Imperial, centro do Rio. Muitos papos, ótimos planos, conversa regada a muitos CDs e DVDs raros que frequentam o magistral acervo da loja.

Na volta, a caminho do catamarã para Niterói, vi na Praça 15 (não uso algarismos romanos) um cartaz anunciando uma festa junina. Típica e tradicional. O desenho trazia uma fogueira, gente fantasiada e até os incorretos (e hoje inviáveis) balões. Embarquei e a meu lado sentou um sujeito que era a cara do Danny Devito: baixo, gordo, careca, que não largava o celular. Fez várias ligações porque a linha caia. Ele orientava uma mulher do outro lado da linha que arrumava a mala dele. Foi gozado. Ele dizia “não, gravata não precisa, vou descansar...bota as duas escovas de dentes, muitas meias e cuecas de algodão porque lá faz frio...não, o casaco de courvin  vou levar na mão caso esfrie no caminho. Ah, leva meu radinho” e assim o cara veio até Niterói falando.

Voltando ao cartaz da festa junina, me bateu uma profunda saudade. Saudade dos grandes arraiás que frequentei ao longo do tempo, onde vi muito balão de 400 folhas sendo solto, em épocas em que não eram perigosos, como de fato são hoje. Mais: arraiás com fogueiras gigantescas, bandeirinhas, pau-de-sebo, comidas típicas, quadrilha e namoradas. Muitas.

Senti saudade da minha infância, apesar de ter frequentado os arraiás até 1999, eu acho. Saudade daquele cheiro de lenha queimada, do som primitivo dos conjuntos tocando e, logicamente, dos balões, meu fascínio desde que nasci. Saudade de um arraial gigantesco que fui certa vez em Teresópolis, outro em Friburgo, mais outro em Araruama, vários no Rio e em Niterói e, em Porto Alegre também. Foi no arraial da minha querida POA que soube que São João também é padroeiro de lá, como é de Niterói.


Este ano vou correr atrás de pelo menos uma festa junina. Meu lado lúdico cobra, quase implora. Merece. Com bombas, crianças a caráter e tudo mais. Quem procura, acha. Se não achar por aqui, volto a Praça 15 e pego o endereço do arraial que está no cartaz. P.S. – O desenho que ilustra esse texto eu catei na internet e não sei quem é o autor.

Comentários

Postagens mais visitadas