Arranque os monopólios de sua vida

Monopólios são as ferramentas nefastas do capitalismo. Alguns tem apelidos engraçadinhos como, por exemplo, “combos”. Você, bem intencionado, assina uma TV, mais internet, mais telefone de uma mesma operadora. Aí, quando dá um problema, cai a casa toda. Pior: para sair fora fica quase impossível porque a teia de aranha dos combos é quase intransponível.

Combo é monopólio. Monopólio, em qualquer lugar, é roubada. Por exemplo, se você usa webmail da Microsoft, seu computador é Windows e, para piorar, você usa o Skype (também é da Microsoft), está usando serviços da mesma empresa. Facebook e Instagram são a mesma empresa.

Não sou exemplo de nada, mas como este blog pertence ao Google, estou tirando meu e-mail do Gmail e indo para o Outlook, da Microsoft, em tese da rival do Google. Meu navegador não é do Google (Chrome) e sim do Mozilla (Firefox), enfim, evito concentrar poder em um monopólio só.

E, penso, deve ser assim em tudo na vida. Quando nos “fidelizamos” (palavrinha bonitinha) a uma marca acabamos vítimas dessa marca, que manipula, usa, abusa a qualquer hora. O You Tube não detém apenas o monopólio do mercado de vídeos na internet. Ele tenta censurar e até determinar o que devemos ou não publicar em seus canais. Antídoto: pague 60 reais por mês e alugue um streaming de vídeo. Ou você acha que a liberdade é menos importante do que 18 dólares mensais?

Gasolina? Petrobrás jamais porque: 1 – ainda não me refiz do trauma; 2 – Não vou alimentar o monopólio. Alterno gasolina da Shell com Ipiranga ou Ale.

O que  acham? Isso é delírio meu ou tenho razão?



Comentários

Postagens mais visitadas