Caro Verão,

Caro Verão,

Depus as armas. Isso mesmo, estação do meu suplício, pedi arrego e decidi tentar conviver melhor contigo, numa boa, na paz.
Verão, de fato você não tem culpa se os caras estão desmatando, poluindo, arrombando a camada de ozônio. Lembro de meus pais e avós falando de “brisa de verão” mas, meu chapa, até essa brisa roubaram. Não conheci. Sabe aquele convite “vamos tomar um refresco num fim de tarde de verão?”, não rola rapaz. 

Não rola porque é humanamente impossível até raciocinar quando os caras que vendem as matas, rios, baías, oceanos acendem o maçarico.
Sabe, Verão, um dia desses liguei para um restaurante novo para ver se estava cheio e depois da ligação me surpreendi com minhas perguntas: 1) Boa noite, o ar condicionado está gelando?; 2) Mesmo quando a casa está cheia?; 3) Quantos B.T.Us?

Além de isentá-lo decidi sentir menos calor, apesar de estar calor. Como? Montei uma bateria de ventiladores de seis pás que transformam minha casa na costa das Bahamas Califórnia em dias de pré temporal. Um vendaval delicioso.

Aí você pergunta “por que não liga o ar condicionado? e eu te respondo, caro Verão: com a cumplicidade do governo, há uns anos os caras que nos vendem eletricidade inventaram bandeiras para cobrar mais. Justificam dizendo que por causa da falta de chuvas os reservatórios estão vazios e eles, tadinhos, tem que gastar dinheiro (nosso ) ligando usinas termoelétricas.

Por mais que chova, por mais que o país inunde, o nível dos reservatórios continua baixo e as bandeiras de preço lá em cima. Para mim, ligar minimamente o ar condicionado é uma forma de protesto.

Fiquei indignado com aquela mulher que destruiu o país, um dia apareceu na TV anunciando uma queda de 18% no preço da energia elétrica. A imbecil contrariou todos os técnicos, até os mais medíocres. Deu no que deu.

Em 2015, o governo percebeu que não tinha dinheiro para manter os subsídios à tarifa, que a mulher anunciou. Então, veio o tarifaço, com um aumento de mais de 50% na conta de luz.

De acordo com a decisão da Aneel, nós teremos oito anos para pagar essa indenização as empresas distribuidoras de energia. A primeira parcela deve ser de R$ 10,8 bilhões.

É por essa e por outras que inocentei você, caro Verão, que é tão vítima desses porcos quanto nós.

Sigamos em frente.

Na paz.





Postagens mais visitadas